
O ano está chegando ao seu final! Dá o seu último suspiro, o seu derradeiro aceno para poder bater em retirada. Parte, mais deixa registrado nos anais da história, que os seus 365 dias não foram totalmente desperdiçados. No seu decorrer fatos e ações ocorreram que poderão servir de exemplos para que ocorram mudanças comportamentais e de costumes no cenário político/administrativo do País.
Sem nenhuma dúvida, o ano de 2012, ficará registrado por ter sido um ano emblemático no combate à corrupção. Foi no seu decorrer que o mensalão – considerado o maior escândalo da administração pública brasileira – chegou ao seu final, culminando com penas punitivas para 25 dos 37 réus envolvidos com falcatruas, entre os quais, o todo ex-poderoso José Dirceu, deputado federal cassado e ex-chefe da Casa Civil do presidente Lula.
Mas, isso só foi possível, devido a pertinácia e a capacidade do Poder Judiciário, através do Supremo Tribunal Federal, que resolveu dá um basta na impunidade e, principalmente, na bandalheira com o dinheiro público que assola e campeia por este Brasil afora. Foi graças ao dinamismo e a seriedade do ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, que o Brasil passa a respirar novos ares de moralidade pública e deixa à população na expectativa de que, daqui por diante, os desmandos com recursos públicos não serão mais tolerados, independentemente de quem sejam os autores.
Outro ponto positivo ocorrido em 2012, foi o desenrolar das eleições municipais sob a égide da Lei da Ficha Limpa, não permitindo que cerca de 500 políticos que renunciaram ao cargo ou foram condenados por órgãos colegiados da Justiça fossem candidatos. Ficou marcado também por avançar em medidas anticorrupção ao aprovar a Lei de Acesso à Informação, obrigando órgãos públicos a divulgar dados solicitados pela população. A instalação da Comissão da Verdade e a aprovação do novo Código Florestal também merecem registro.
O ano 2012 também não foi bom para servidores corruptos. Somente no âmbito federal, segundo dados da Controladoria Geral da União, foram demitidos 488 servidores por condutas delituosas, o que caracteriza mais um golpe nas mazelas provocadas pela corrupção.
O ano está indo embora mas é bom ressaltar que, apesar de alguns atropelos, principalmente na área econômica, foram dados importantes passos na busca da moralidade pública, permitindo que a ética e a moral sejam referências na administração pública.
Resta, agora ao cidadão, ficar atente e vigilante!
BoaVenturaOnline com Chico Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO! Regras de comentários:
1– Poderão ser recusados os comentários anônimos ou assinados com e-mail falso;
2 – Serão, automaticamente descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.
3 – Serão excluídos, igualmente, comentários que contenham material publicitário, ou propaganda político-partidária. Que tratem de temas alheios aos abordados no contexto da matéria comentada;
4 - Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.